sábado, 25 de maio de 2013

      Alexandre Versignassi e Eduardo Szklarz afirmam em seu artigo que , além do teatro, a música aumenta a capacidade de memorização, concentração  aumenta a capacidade de concentração, desenvolvendo uma habilidade em geometria e texto.
      Aprender música pode melhorar a capacidade intelectual, já que são estimuladas capacidade analítica, as habilidades da leitura e escrita, como o raciocínio lógico,  memória, concentração e principalmente a audição. Em entrevista à coluna Pesquisa, no portal Terra, Aurilene Guerra, mestre em neuropsicologia e professora de Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), confirma essa informação e lembra que a atividade também promove a criatividade do aluno, de acordo com publicação de artigo na revista Seleções.
      Um exemplo é César Oliveira, Pastor evangélico. Seus pais lhe ensinaram a tocar violão desde os oito anos, mas sua paixão é mesmo a bateria, que aprendeu observando os colegas nos ensaios na igreja. Quando completou dez anos, fez parte da fanfarra da escola onde aprendeu teoria musical, corneta e trompete. Além desses instrumentos, ele toca contrabaixo, guitarra, teclado, piano e também canta. César iniciou a carreira musical aos oito anos de idade e
conta que a música o ajudou a ampliar seu campo de observação e percepção sobre o que se ouve o dia todo. Melhorou sua capacidade de reflexo, coordenação motora, pensamento estratégico e cálculo, além da absorção de cultura e novos conhecimentos.
      Ele fala sobre as três irmãs: “a primeira, Lilian, é um contralto magnífico; canta e harmoniza muito bem, mas creio que isso seja mais mérito de nossa mãe. A segunda, Andréia, é tecladista e se supera de tempo em tempo. Também é um soprano lírico nato. A terceira, Priscila, toca contrabaixo e violão. Absorve muito rápido tudo o que é transmitido".
      É importante atentar para além do nosso gosto particular, pois, há excelentes ensinamentos em outros gêneros musicais que não são os meus favoritos.
      Estudem sempre! Ouçam muito! Sejam humildes e aprendam com qualquer um. E fiquem com Deus! Beijão. César Oliveira”.
      Mariana Simões Bento, 16 anos, aprendeu a tocar clarinete aos seis anos de idade, por influência do pai. Ela conta que sempre que ouvia a professora tocar o instrumento, ficava admirada. Mariana se organiza entre aula de teoria, música e ensino médio, além de tocar na banda sinfônica da Fundec de Sorocaba e afirma que percebeu que desde seu encontro com a música, ela tem desenvolvido muito bem a inteligência lógico-matemática.
       Acompanhe esse vídeo de uma asiática tocando três instrumentos de uma vez e surpreenda-se. Se você não sabe tocar nenhum instrumento, vai perceber que nunca é tarde para aprender. Um abraço!

0 comentários:

Posts populares

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar

Arquivo do blog

Marcadores!